domingo, 8 de agosto de 2010

Traçado - a importância de um.

Olá pessoass!!!
Hoje o poste é sobre o traçado.
Ele é bem pessoal, cada um tem o seu, mas é possível trabalhar em cima disso para acharmos o mais adequado para o desenho.
Aqui vai uma dica: quando se trata de desenhar grade e o esqueleto do desenho, é necessário usarmos um traçado mais leve possível, pois quando se apaga esses detalhes não é legal que fique marcado, principalmente quando é a hora de esfumassar que fica aquela marquinha indesejável de um traço forte.
Com relação ao esfumassado, podemos usar uma maneira mais marcada (na qual é perceptível o lado de maior sombra e o lado de maior luz) ou pode ser mais uniformizada (onde ambas partes, de luz e sombra, se misturam formando um desenho bem elaborado).
Todas essas maneiras são muito bem vindas, mas depende do estilo que quer se dar ao desenho.
Já no caso de desenhos técnicos (aqueles usados para preencher fichas técnicas de algumas empresas de confecção), usa-se desenhos bem marcados, mas no caso deste a melhor maneira de marcar é com unipin, o que explicarei aqui nos próximos postes.


A figura abaixo mostra um estilo de um sombreado mais uniformizado:
Já nessa, é possível perceber um sombreado mais marcado:


*Cliquem na figura para aumentá-la.


Bem, é isso. Espero que tenham gostado.
Até o próximo poste.

Have fun! ;*

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Mão - como fazer.

1) Primeiro você terá que perceber de onde está vindo a luz. Essa percepção é muito importante para o desenho. Nesse caso, a minha mão está sendo atingida por várias luzes, mas para quem nunca desenhou uma mão antes, meu concelho é vocês procurarem algum lugar que permita ver claramente de onde vem a luz, ok?
2) O esqueleto da mão é basicamente desta maneira, mas podemos achar várias outras. No caso dessa posição em que a minha mão está, o esqueleto se comporta assim: temos uma geometria mais quadrada para a ''palma da mão''; um trapézio que indica o espaço dos desdos, porém a forma arredondada ajuda a desenhar os dedos de acordo com seus tamanhos; as bolinhas indicam os ossos que permitem o movimento dos dedos, mas no desenho, caso a mão esteja aberta, esse espaço sera sombreado para dar somente a idéia da existência deste; o esqueleto dos dedos pode ser feito a partir de uma linhda reta que é traçada até o limite (no caso a linha arredodada). Vejam:
3) Olhem as dicas de utilização do grafite e como funciona o esfuminho. Para melhor visualizar cliquem na figura.
4) E esse é o trabalho final.

Gente,

espero que vocês tenham gostado desse poste e espero que ele ajude a vocês, mas é bom vocês praticarem bastante.

#Dicas:
Peguem revistas de desenho, ou outra qualquer, e percebam as mãos.
Tentem desenhar o esqueleto dela, caso vocês achem necessário, e treinem bastante. ;D


Bem, até o próximo poste.
Enjoy!!!

Beijos. ;*