terça-feira, 20 de julho de 2010

Usando os materias no rosto.

1) Primeiro vamos usar o grafite 2B ou HB com traçado leve para, quando apagarmos alguns detalhes do desenho, não ficar aquele traçado forte.
2) Agora vamos usar o lápis grafite 6B para dar sombra nas partes de sombra, que nesse desenho se encontra nas proximidades da face, nariz, boca e olhos).
3) Após ''criar'' a sombra do desenho, é necessário uniformizar parte de sombra e luz. É para isso que o lápis 4B será usado. Com ele, faremos uma leve textura passando do grafite 6B até o maior ponto de luz do desenho. *LEMBREM-SE: caso o grafite mais escuro for o 4B, o grafite para uniformizar será o menor que você tiver (como o 2B, por exemplo).
4)O desenho do olho também é muito importante para passar uma idéia de realidade para o desenho. No olho desenhado existem três bolinhas: a pupila; a retina e o ponto de luz desta. A retina será pintada completamente com o 6B, mas sempre deixando a bolinha de luz em branco. A bolinha da pupila será traçada ao seu redor com o grafite 6B e depois uniformizada levemente com o grafite 4B, deixando a proximidade com a retina com mais luz.
5)A sobrancelha também é outro ponto que tenho que explicar bem para vocês. Todo pêlo partirá do ponto de onde nasce até a sua raiz, no caso da sobrancelha, ela é desenhada começando de baixo para cima, sempre deixando a ponta dela mais clara. Tentem fazer traçados leves que deêm uma idéia de naturalidade.
6)Usando o esfuminho:
O esfuminho é o material que dá a maior percepção de realidade ao desenho. O esfuminho nº3 é usado nas proximidades das linhas (pois ele é mais fino e mais difícil de manchar o desenho), passaremos esse em movimento circular para uniformizar o grafite 6B com o 4B. Já o esfuminho nº5 vai, com movimento circular também, uniformizar o ambiente de sombra com o ambiente de luz. Reparem nos detalhes dos desenhos abaixo:


Gente, poste passado mostrei a proporção do rosto, agora mostrei a vocês como utilizar cada material para dar vida ao desenho de vocês.
Espero que tenham gostado.

Críticas e dúvidas? Deixem o comentário de vocês que tentarei responder ajudando todos.

Enjoy!!
Beijos ;**

3 comentários: